Notícias - siteocr

 ©R 2016/2019 Comunicação e Participações S.A
100 GB Free Backup
Busca
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Notícias

Campismo




Os entusiastas do campismo e caravanismo ávidos por novidades na área já têm programação especial para o mês de novembro de 2019, mais especificamente entre os dias 14 e 17: o Preview da Expo MotorHome 2020, que acontece paralelamente ao 7º Encontro Rancho Móvel, no Hotel Fazenda Pampas, em Canela/RS.
O Preview será uma amostra do evento programado para 2020, que chegará a sua quarta edição ainda mais consolidado como a maior feira de motorhomes e similares da América do Sul, com expressiva geração de negócios, marketing e vendas, sob a direção de Alexandre Boff, idealizador e presidente da Expo MotorHome.
Em Canela, o público visitante poderá conferir as novidades e projetos das principais empresas do setor de campismo e caravanismo, em um lugar aconchegante com natureza exuberante: o Hotel Fazenda Pampas, que agora também tem um amplo camping, com local específico para descarte de resíduos. A localização estratégica, às margens da rodovia entre Canela e Gramado, possibilita incluir outras atrações da Região das Hortênsias no roteiro, principalmente pela data da exposição coincidir com as encantadoras programações de Natal.
O Preview da Expo MotorHome 2020 é uma oportunidade ímpar para a exposição das marcas e interação com o público consumidor, possibilitando a ampliação dos negócios neste mercado promissor.

Maiores informações pelo telefone/WhatsApp (51) 98032.8120.

Acesse nossas redes sociais:

Expo Motor Home




Campismo
O campismo, é o desejo de está conectado diretamente com a natureza, é a forma mais prática de recarregar as energias depois de uma semana de trabalho, é o desejo de conhecer o que existe após a montanha, e após a outra e a outra..., vemos nos campistas os mesmos desejos, e  costumes dos motociclistas, a vontade de está distante de casa, nas estradas, pois, aqui, procuramos fazer o melhor, mesmo que não agrade a alguém, estamos nos esforçando para fazer o melhor de nós.
Vamos para onde os nossos corações batem, onde nossos sonhos permitem, onde as estradas nos levam pois, as estradas, são como nossas veias. Cada um de nós, tem uma história, vive uma jornada maravilhosa que iniciou quando nascemos.

Concluimos então: ""Somos várias tribos "comunidades" divididas por um mesmo ideal, um mesmo respeito, um mesmo caminho, um mesmo sonho"".
"A nossa liberdade, nossa felicidade, nas graças de meu senhor Jesus Cristo"
Se, tivermos que sobreviver a utopia de uma sanidade mental.
Preferimos viver a insanidade de uma realidade ao nosso estilo.

História
Modernamente o autocaravanismo constitui uma modalidade híbrida de turismo, que se pode processar com estacionamento para pernoita de modo livre, ou seja em qualquer local não proibido, ou em locais especialmente adequados para o efeito, incluindo parques de campismo. Para a pratica do autocaravanismo é essencial a utilização de uma autocaravana, que é basicamente uma caravana colocada com adaptação industrial sobre um chassis de um portador, como é o caso dos furgons comerciais mais comuns, ou de um veículo similar.
Existem várias modalidades de autocaravanas, como seja o caso da autovivenda, designação dada aos furgões especialmente adaptados, os modelos ditos integrais, em que existe uma carroçaria envolvente de todo o habitáculo do condutor e da parte habitacional, os modelos de capucine, ou capuchinho, em que existe uma parte habitacional sobreposta à cabine do condutor e ainda os modelos perfilados, em que a parte de habitação se prolonga no perfil da cabine.

Existem ainda outras modalidades como o caso de autocarros de passageiros modificados, e os módulos independentes e amovíveis a colocar em veículos todo o terreno e em camionetes.

Em Portugal e na Europa o autocaravanismo tem vindo a afirmar-se como uma modalidade em franco crescimento, quer quanto à evolução da qualidade dos veículos portadores, entre eles a Fiat, a Mercedes, a Ford e a Iveco, como do design e funcionalidade da parte dita de caravana, quer por parte do movimento dos autocaravanistas.

Em Portugal os autocaravanistas são representados pela Associação Autocaravanista de Portugal - CPA, fundada a 25 de janeiro de 1990, pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Barcelos, fundado em 29 de Junho de 1972 (membro da FCMP - Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e da F.I.C.C. - Fédération Internationale de Camping, Caravaning et Autocaravaning) e pela FPA - Federação Portuguesa de Autocaravanismo, fundada em 20 de Junho de 2011, que é membro efectivo da FICM - Federation International de Clubs de Motorhomes e da ANT - Associação Nacional de Turismo, constituída pelos Clube Autocaravanista Itinerante (CAI), Clube Autocaravanista Saloio (CAS) e pelo Clube Gardingo de autocaravanismo (CGA), bem como outros clubes que têm fomentado a autorregulação e o conhecimento desta forma itinerante de turismo. O CAS, o CAI e o CGA são membros fundadores da FPA. Começam a surgir tambem grupos no facebook com o objectivo de dar a conhecer aos autocaravanistas regiões que possam visitar caso do espaço autocaravanista Alentejano

Também as autoridades oficiais, em especial as câmaras municipais começam a desenvolver áreas de serviço que permitam (de forma gratuita ou paga) o reabastecimento de água e electricidade das autocaravanas, bem como a evacuação das águas sujas, seja as cinzentas (saponificadas da cozinha e do banho) ou as águas negras (da retrete). Do mesmo modo alguns parques de campismo iniciaram a instalação de áreas de serviço para captar os autocaravanistas com a prestação deste serviço independentmente de pernoitarem ou não nas suas instalações.

Código de trânsito do Brasil, para Motor casa
O novo Código de Trânsito, de 1998, alterou a categoria exigida para quem conduz trailers e motorhomes. Hoje, dirigir um trailer exige habilitação na categoria E, a mesma dos motoristas das enormes carretas. Conduzir um motor home, por sua vez, exige carteira de habilitação na categoria D, a mesma dos motoristas profissionais. Confundidos na tradução, os legisladores passaram a exigir dos motoristas brasileiros de trailers e motorhomes habilitações relativas a condutores profissionais. Enquanto a limitação persiste, o comércio remedia como pode. Empresas têm colocado à disposição de quem deseja alugar um trailer, motoristas habilitados que levam o equipamento para onde for necessário. Isto porém encarece o custo da locação." Como resultado, várias fábricas não suportaram a queda nas vendas e fecharam. Perdeu-se uma tradição de décadas e o campismo nacional definhou. O Brasil exportava trailers para toda América Latina, basta ver a quantidade de trailers mais antigos que são das extintas fábricas brasileiras, nos campings destes países.

Em 21 de julho de 2011, foi publicada a Lei 12.452, que altera o artigo 143 da lei 9.503 de 23 de setembro de 1997. Com esta modificação, os condutores da categoria B estão autorizados a conduzir veículo automotor da espécie motorhomes, cujo peso não exceda a 6.000kg (seis mil quilogramas), ou cuja lotação não exceda a 8 (oito) lugares, excluído o motorista. Com esta alteração, o mercado fabricante de trailers, motorhomes e campers, voltou a se aquecer e por consequência, o turismo campista e caravanista.

EUA
Nos EUA, quem dirige trailers e motor homes não tem habilitação especial, porém a palavra "trailer" para os americanos se refere à carreta de transporte de carga, com 20 ou 30 metros de comprimento. Este nosso trailer, engatado e rebocado por automóvel de passeio, é chamado por lá de "travel trailer"



Autocaravanismo no Brasil.
Aqui em nosso país, o autocaravanismo está em crescimento, atualmente, os autocaravanistas montam suas casas em Kobis, vans, e ônibus, ficando assim, os custos um pouco mais em conta. Mas, se você é daqueles que preferem comprar sua casa movel ou, motor casa, melhor dizendo, existem várias empresas que apresentam projetos de valores variados, conforme o seu gosto e condições financeiras.
Apresentamos  alguns contrutores artesanais que desenvolveram seus projetos e que pegaram estradas muito felizes

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal