Estivemos em viagem durante o mês de Dezembro, e Janeiro, pesquisando,conversando com empresários e pessoas do ramo de turismo nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Jjaneiro, Espirito Santo, e Bahia. Apresenntamos os projetos de nossa resvista para o ano de 2018, conversamos sobre a importáncia econômica, e cultural do motociclismo para as cidades onde são realizados grandes eventos, e ouvimos críticas e sugestões para nossa revista.
Percebemos que muitos ainda não enxergam os motociclistas com bons olhos. (ainda são marginalizados devido aos erros de uma minoria).
Outros sentem falta de eventos motociclísticos em suas cidades e desejam apoiar a ideia.
Muitos nem sabem o que é motoclubismo.
Foi um investimento compensador para o futuro de nossa revista, agora temos parâmetros mais detalhados do motociclismo, estes parâmetros irão facilitar muito nossos projetos e patrocínios.
Não detalharemos nossos projetos por questão de sigilo.
Roteiro:
Brasília DF, Uberlândia MG, Uuberaba MG, Campinas SP, Americana SP, São Paulo SP, Pardinho, SP, Botucatu SP, Ourinhos SP, Atiibaia SP, Bragança Paulista, Rio de Janeiro RJ, Viitória ES, Salvador BA, Camaçari BA, Vlaparaiso de Goiás, novamente São Paulo e Campinas, Mogaguá SP.
Percorremos mais de 8000 mil Kms observando detalhes como receptividade, facilidade de acesso, segurança, estrutura da rede hoteleira, restaurantes, bares, lanchonetes, área de camping, secretarias de cultura e turismo.
Procuramos a nova gestão da AMO BA, e conversamos sobre a associação e motoclubismo.
Veja a pauta de nossa conversa:
Em nome da OCR venho agradecer pela oportunidade que vocês nos concedem em bater este papo, e dar os nossos parabéns pela conquista alcançada ao serem eleitos para a nova gestão da AMO-BA
Nós da OCR estamos há vários dias nas estradas, conversando com empresários, motociclistas, e pessoas do ramo de turismo, viajamos por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e agora Bahia.
Temos algumas perguntas para fazer, algumas provocantes, intrigantes, mas, estamos juntamente com nossos leitores, muito curiosos.
OCR- Pode parecer uma pergunta sem sentido mas, muitos não sabem dizer como é realizado a escolha da cidade onde acontecerá o evento bye bye.
AMO-BA- As cidades se candidatam e enviam seus projetos que serão apresentados e votados em Assembléia Geral no Bye Bye do ano em curso.
Existem critérios para escolha da cidade que irá sediar o Bye Bye, como: Acesso ; Saúde; Segurança; estrutura para receber e acolher bem os visitantes, seja na rede hoteleira, restaurantes, bares, lanchonetes, bem como área de camping ; isso tudo estabelecido no projeto do evento a ser entregue até a data vigente. Sem falar que o MC, MG ou MI que será o responsável pelo evento terá de estar devidamente cadastrado na AMO-BA.
OCR-Vocês teriam coragem de tornar a escolha da cidade num Grande evento, ou seja, as cidades que tem interesse em sediar o bye bye se inscreveriam, seria realizado um evento para o sorteio. Vocês poderiam cobrar 1 kg de alimento não perecível para doação.
AMO-BA- Não, montar a estrutura de um evento com essa finalidade seria inviável nesse momento atual, uma vez que demanda custos que não teríamos como cobrir.
OCR- Como já falamos, estivemos em outros estados, conversamos com empresários e pessoas das secretarias de turismo e cultura sobre os eventos motociclísticos em suas cidades, e estados, eles sabem da importância econômica que a cultura biker tráz, inclusive, nosso amigo da secretaria de turismo do Espírito Santo, Bruno Dias, sente falta de um calendário com eventos motociclísticos para agregar ao calendário da secretaria de turismo naquele estado.
Sabemos que vocês já tem um calendário formulado, seria possível enviar este calendário com detalhes dos eventos e seus organizadores para a secretaria de turismo do Estado da Bahia?
A nossa classe seria visto com mais atenção pela sociedade mas, é importante que a sugestão seja entregue acompanhada de dados econômicos para despertar o interesse das prefeituras.
AMO-BA- O compartilhamento do calendário é totalmente saudável e nos dá mais credibilidade e legitimidade perante aqueles que querem criar poder paralelo à AMO.
Em relação a divulgação do nosso calendário de eventos junto à Secretária de Turismo do nosso Estado, acredito ser plausível pois abrirá um novo espaço para divulgação bem como apoio e credibilidade. Acredito também que com esse vínculo Associação AMO-BA e Governo de Estado possam trazer benefícios para os dois envolvidos.
OCR- A revista eletrônica OCR escreve sobre todo estilo de motociclismo, nós procuramos promover uma integração entre os bikers, de forma que, cada um, ao seu estilo, respeite o outro sem incomodar.
Mas, nós somos do velho estilo de motociclismo, aquele que mantém e procura preservar o velho código de honra biker, inclusive estamos na peleja para levantar a árvore genealógica biker do Brasil.
Vou esclarecer melhor: Para se formar um Moto Clube (Lembrando que estou falando do velho código de honra e de Conduta biker) é necessário o apadrinhamento de outro motoclube da região, que tenha um motoclube como padrinho e assim sucessivamente.
Durante esse processo que dura em média 2 anos, o motoclube aspirante só carrega a sua Bandeira após a sua formação, outro detalhe, os motoclubes que são formados pelo nosso velho código de honra nesse caso de Conduta são motoclubes conhecidos e respeitados internacionalmente. Então vamos a pergunta.
OCR- Vocês pretendem seguir o nosso velho código de honra promovendo campanhas para o apadrinhamento de motoclubes?
AMO-BA- Não seguimos a risca esse código de honra e também não fazemos campanha para apadrinhamento de Motoclubes.
Essa questão de afiliação de Motoclubes é delicado o assunto, pois não é tarefa fácil, uma vez que já existem diversos Motoclubes já afiliados e que não atenderam a esse critério, e teremos que adaptar à realidade atual , com campanhas instrutivas e passar a exigir dentro de critérios por nós estabelecidos, não esquecendo da realidade também da proliferação de Motociclistas Independentes, cuja inscrição é bastante simples.
OCR- Como eu disse no início, são perguntas até provocantes, mas, como uma revista biker, a OCR tem que esclarecer as dúvidas de nossos leitores.
Agradecemos pela oportunidade, desejamos a vocês uma excelente administração, esperamos
fazer uma grande parceria.
Um moto abraço bem rodado.
Agradecemos aos amigos que facilitaram nosso contato com a AMO-BA
Gilmário do Escorpiões do Cerrado - DF
OTA do Elemental Moto Clube - Salvador - BA
TAMUJUNTO
Antonio Beiradagua